Um convite à pausa e ao cuidado em todas as fases da vida

Seja muito bem vindo(a) a este espaço de troca e cuidado.
Este blog nasce do desejo de que a escuta e o conhecimento técnico possam ecoar para além do encontro clínico, servindo como pontes de reflexão sobre o sofrimento e o amadurecimento humano. Acredito que a psicologia e a neuropsicologia ganham um sentido ainda mais profundo quando se encontram para iluminar os desafios da nossa existência, ajudando-nos a compreender o desejo de integridade em um mundo que, tantas vezes, exige que sejamos apenas produtivos.
Minha jornada profissional não começou em um consultório, mas no coração de ambientes onde a pressão e a alta performance são a regra. Durante quase duas décadas, vivenciei de perto a realidade das grandes organizações corporativas. Conheço o ritmo acelerado, a complexidade das relações hierárquicas e o desgaste emocional que, muitas vezes, permanece invisível por trás de uma trajetória pessoal e profissional.
Eu sei o que é equilibrar grandes responsabilidades com o silêncio das próprias angústias. Essa vivência me deu um olhar apurado para entender que o brilho das conquistas externas, muitas vezes, esconde um profundo cansaço interno. Foi justamente o desejo de compreender esses processos e aliviar o sofrimento psíquico de quem enfrenta esses desafios o que me conduziu à psicologia.
O que você encontrará por aqui
Este não será um espaço de soluções mágicas ou listas de produtividade. Meu objetivo é oferecer uma curadoria de reflexões que ajudem você a integrar sua história, independentemente da fase de vida em que se encontre. Falaremos sobre:
- O amadurecimento emocional e como resgatar a vitalidade em meio às rotinas rígidas.
- O impacto das grandes pressões na nossa saúde mental e no funcionamento do nosso cérebro.
- A importância de encontrarmos um ambiente de sustentação onde possamos deixar de lado as defesas para sermos simplesmente quem somos.
- O diálogo entre a ciência da neuropsicologia e a sensibilidade da clínica psicanalítica.
Um diálogo de corresponsabilidade
Entendo que o conhecimento, assim como o processo psicoterapêutico, é uma construção conjunta. Este blog é um convite para que você faça uma pausa no ritmo acelerado do dia a dia e se permita olhar para dentro. Espero que os textos aqui publicados sirvam como inspiração para que busque o seu próprio processo de amadurecimento e descoberta.
Se você busca um lugar onde a ética, o rigor técnico e a humanidade caminham juntos, você está no lugar certo.
Caso você deseje percorrer esse caminho de descoberta com um suporte técnico e humano, coloco-me à disposição para acompanhá-lo(a) em seu processo.
Além dos 50 minutos de psicoterapia
O que acontece nos bastidores de um atendimento que vai muito além dos 50 minutos A Ética do Cuidado Além do Consultório Muitos acreditam que
Onde mora o nosso querer
Onde mora o seu querer: um olhar sobre nossas escolhas Existe um silêncio muito particular que só quem está diante de uma grande escolha conhece.
Não está tudo bem
O que você não diz quando diz que “está tudo bem” Muitas vezes a resistência à terapia nasce daquela sensação de que, se a vida
Uma pausa para o cuidado
Um convite à pausa e ao cuidado em todas as fases da vida Seja muito bem vindo(a) a este espaço de troca e cuidado. Este
O trabalho da Cecília tem feito diferença real na minha vida desde que iniciei o acompanhamento com ela. Sua forma atenciosa, calma e humana de conduzir as sessões cria um ambiente de confiança e acolhimento que faz toda a diferença. Admiro como consegue me ouvir sem julgamentos e me ajudar a enxergar caminhos com tanta sensibilidade. Sou muito grato por todo o cuidado, dedicação e compromisso com a minha evolução desde o início até agora. Recomendo de olhos fechados! P.s: eu tinha resistência a terapia online e, para mim, tem funcionado muito bem!